14 dezembro, 2009

Kokeshi Chaveiro


Sabe quando não dá para negar o quanto se gosta muito de fazer croche, e quer sempre fazer bem feito querendo chegar praticamente a perfeição. É claro que estou longe disso, mas fico muito safisfeita e feliz quando começo um projeto e termino vendo que é muito mais que imaginava!!!
Aí você olha pra peça que você fez, e as vezes nem acredita que um dia seria capaz de fazer???
Vocês se sentem assim?? A sensação é muito boa não é? 
Esses últimos posts, estou com projeto mar, praia... e estou nessa onda. Principalmente porque essa estação da primavera, já parece verão, férias, final do ano... tudo leva a esse projeto.
Eu sempre quis tentar fazer um desses chaveirinhos diferentes, em que se encapa o molho de chaves, sempre vi em alguns tutoriais em livros japoneses, é tão cute!!! Não é que deu certo, fazer uma com formato de kokeshi??
Então? Vamos aprender a fazer um??? 
Eu usei linhas Anne, Bella, Bacana... e agulha 2,0 mm

Vamos lá, fazendo a cabeça da nossa kokeshi:
Com a cor rosa ou branco, comece com 6 corr e feche com 1 p.bxmo :
1 carr) 8 pb
2 carr) 2 pb juntos em todos os pb anteriores = 16 pt
3 carr) 2 pbj + 1pb = 24 pt
4 -10 carr) 1pb em todos os pb= 24 pt
11 carr) 1pb + dimin 2pbj em todos os pb anteriores = 16 pt
12 carr) 1 pb em todos os pontos
Mude de cor para o verde claro e continue...
13 carr) 1 pb + 2 pbj em todos os pontos =24 pt
14 carr) 1 pb em toda carreira
15 carr) 2 pb + 2 pbj = 32 pt
16-25 carr) 1pb =  32 pt
26 carr)1pb em cor verde escuro


Cabelo  
Faça 6 corr e feche com 1 p.bxmo
1 carr) faça 8 pb
2 carr) 2 pb juntos em todos os pb anteriores = 16 pt
3 carr) 1 pb nos proximos 3pb + 2 pbj   = 20 pt
4 carr) 1 pb em todos os pts
5 carr) 1 pb nos proximos 3 pb + 2 pbj = 25 pt
6 - 7 carr) 1 pb em todos os pt = 25 pt, finalize


Para fazer os cabelos longos, precisa fazer pb em todos os pontos deixando 10 pb sem fazer (formará a franja) 
Fazer por 8 carr e finalize.

Para fazer o coque em cima da cabeça
Comece com 6 corr + 1 p.bxmo
1 carr) 8 pb em todos os pontos
2 carr) 1 pb + aumento de 2pb juntos = 12 pt
3 - 4 carr) 1 pb = 12 pt
5 carr) 1 pb + diminuição de 2pb juntos = 8 pt e finalize


Costure no cabelo alinhavando.

Para o enfeite, faça circulo mágico,
1 carr) 5 pb

 2 carr) 3 corr + 1 p.bxmo + 1 pb+ 1 p.bxmo no próximo ponto pb.

Fazer até o final da carr. até formar a estrela e alinhave no coque enfeitando os cabelos.


 Próximo passo é bordar o vestido da kokeshi, use a imaginação, faça peixinhos, estrelas, plantas, corais, conchas... tudo pra que fique muito bonito.

Depois de pronta, faça um cordão de corr com 20 cm, volte com pb.junte as pontas e faça em cor roxa um anel de pb e em seguida em verde.

Coloque uma argola para colocar chaves.

Eu dei uma rosadinha nas bochechas da kokeshi com blush de maquiagem mesmo. Se precisar lavar quando a kokeshi estiver suja, precisará dar um retoque de blush depois de seca.

Com uma agulha e um fio de linha amarrado, passe por dentro da kokeshi e amarre com linha um dê um nozinho no fio rosa pra que não saia mais da kokeshi.

Aqui nessa foto acima, estou mostrando o que foi bordado na frente e verso da kokeshi.

E agora sim, coloque suas chaves e desfile toda orgulhosa com seu chaveirinho! hehehe...
Não ficou lindinha mesmo???
Muuuuitos Beijooooos e uma linda semana! :0))

24 comentários:

Mrs Twins disse...

Erika, this is fabulous! I love the photos on your blog. I love the stages you have shown. You are so ....clever! This is so cutey cute!
Congratulations on another wonderful piece of crocheting. I love it!
Hugs and Love Suex

Joyce Abdala Bandeira disse...

Oi Erika, ficou linda a Kokeshi e o passo a passo. Desculpe mas não deu para responder antes!!! A correria do Natal, tantas coisas para preparar e além disso, semana passada eu não estava muito bem.... Espero que depois das festas tudo retorne ao normal. Bem, voce me pediu o nome da linha: Eu uso muito a Bella da PIngouin, porque é firmisinha e bonita. A cor que eu usei nesta bonequinha e, em muitas outras é a n.702, mas tem também uma outra cor que eu gosto muito, para fazer as moreninhas. Não tenho o numero aqui em casa, mas é a intermediária entre esta e o marrom!!! Um beijão para voce e vai em frente que são lindos os seus trabalhos!!!!(Assim que der coloco a segunda parte do PAP)

M. Céu Fernandes disse...

Olá Erika.
Obrigada pela simpática visita!
Ficou um show essa bonequinha! Um espanto mesmo!
Bjs e boa semana.
M. Céu

Marico disse...

Erika, acho que você é uma artista. Todos os detalhes estão lindos, perfeitos! Parabéns.
bjs

Detexo tejidos artesanales- Karina Sala disse...

Hola amiga, que belleza y el PAP extraordinario.!
Paso a saludarte y desearte una MUY FELIZ NAVIDAD y un excelente AÑO NUEVO.!♥
Que se cumplan todos tus deseos, te deseo PAZ, AMOR, SALUD Y todo el amor de tu gente querida.!
Abrazo fuerte
Besos
Karina
Detexo

susana disse...

M A R A V I L H A !!!!!!!!!!!!!!
só tu mesmo podes fazer essa obra.bordar,pintar,só paciencia de japa. bj SUSANA

Marico disse...

Querida Erika,

Desejo-lhe um feliz, lindo e maravilhoso Natal!

beijos

Mrs Twins disse...

Just stopping by to say I hope you had a good Christmas.
All the best for the New Year 2010

Hugs and Love Suex

♡♡ CLAUDIA CROCHÊ ♡♡ disse...

Desejo a você:
365 dias de felicidade
52 semanas de saúde e prosperidade
12 meses de amor e carinho
8760 horas de paz e harmonia
Que neste novo ano você tenha
2010 motivos para sorrir...
Que Deus continue te abençoando!!!
:)
Bjs ♥

Joyce Abdala Bandeira disse...

FELIZ ANO NOVO!!!! Um maravilhoso 2010 para voce e toda sua familia!!!!

Karin disse...

Happy New Year!!

Karin

Bethel of Bethania disse...

G'day Erika
This is just wonderful... you are so very clever & you do such a beautiful job of your work...
I love how you have photographed each stage so even I can work it out... ha ha
OOroo... Bethel

Heleny Ricci disse...

Oi, Erika!
Seu blog é lindo, seus trabalhos de muito bom gosto e super caprichados.
É claro que já estou te seguindo rsrsrsr
bjs

Anônimo disse...

Olá Èrika!
Amei o chaveirinho,vou tentar fazer.
Obrigado por ensinar como faze-lo.
Beijos...Dezirê

Juliana disse...

OI QUE LINDO ESTE CHAVEIRO.....E TEM O PASSO A PASSO.OBA!!
JÁ ESTOU FAZENDO O MEU.

Elsa disse...

Hi Erika. I love the keychain, and all your projects are beautiful.

noeb73 disse...

Me ha parecido una idea fantastica lo malo que no entiendo lo que dices pero haber si lo haberiguo y lo hago jajajaj tu blog fantastico xao

Kika Perez disse...

Estou fazendo uma kokeshi, pelo seu pap ficou fácil, mas a minha não é tão bonita....buaááááá´.
Beijocas e obrigada por compartilhar, será de muita ajuda.
kikaartesanato@gmail.com

Curupisa disse...

Que fofura!! Já fiz uma pra mim e agora vou fazer uma para o aniversário da minha irmâ. Obrigada pelo PAP!!

Unknown disse...

Ciao Erika!
Complimenti per il blog e grazie per il PAP.
Ho messo il link nel mio blog!
Un bacio!
Vale.

Sirena disse...

hola amiga,te felicito te han quedado super lindas,gracias por elpap,te dejo bechitos

Sabrina disse...

Quais linhas foram usadas para este trabalho?!
Sabrina

Sabrina disse...

Boa tarde Erika, meu nome é Sabrina e meu e-mail é sduartepereira@gmail.com.
Gostaria de saber quais linhas foram usadas neste trabalho.
Um abraço.

Sabrina disse...

Quais linhas foram usadas para este trabalho?!
Sabrina

Creative Commons License
erika.tricroche de erika.tricroche é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Based on a work at www.erikatricroche.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.erikatricroche.blogspot.com/.
BlogBlogs.Com.Br